terça-feira, 18 de março de 2014

Alimentação e cuidados simples podem melhorar e muito a sua pele





Detox é a palavra do momento para quem acompanha todas as novidades de dieta e beleza. Afinal, quem não quer desintoxicar o organismo, perder uns quilinhos e, de quebra, ficar mais saudável. Você já pensou em transportar essa palavra para o universo da sua pele?

Sim, a sua pele merece ficar livre dos males causados pela maquiagem, por uma alimentação pouco balanceada e até por conta dos vilões típicos do verão, como o vento, o sal do mar o cloro da piscina e a vontade de ficar bem bronzeada. “A queimadura solar, assim como o bronzeado, são processos de inflamação da pele, que reage à exposição aos raios ultravioleta”, diz a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Tatiana Jerez. Ela lembra ainda que sol em demasia favorece os radicais livres, que ajudam no envelhecimento precoce da pele.

Chegou a hora de virar o jogo com algumas atitudes simples. Comece já!

De dentro para fora

Gorduras, como as tentadoras batatas fritas, carne vermelha, refrigerantes, álcool e doces não só prejudicam seu organismo, como também deixam marcas na sua pele por conta dos radicais livres que liberam. Então, o primeiro passo para desintoxicar a pele é deixar as más escolhas de lado e partir para opções de alimentos ricos em vitaminas A e C, como frutas cítricas, morango e pimentão, que liberam antioxidantes no organismo. Chá verde e frutas vermelhas, que têm poderes anti-inflamatórios e combatem os radicais livres, também devem fazer parte do cardápio.

Para essa época de verão, a nutricionista Anize Delfino von Frankenberg destaca que existemalimentos com nutrientes fotoprotetores. “A combinação do beta-caroteno, presente nos alimentos de cor alaranjada, e vitamina E, presente em óleos e sementes oleaginosas, é superinteressante para a proteção da pele

Dica: “Faça uma salada bem colorida com folhas verdes, beterraba e cenoura raladas, tomatinho cereja e amêndoas laminadas. Para temperar utilize azeite de oliva extra-virgem e salpique semente de gergelim. De sobremesa, uma tigela de frutas vermelhas. Ao longo do dia consuma chá verde gelado com gengibre. Essa combinação auxiliará a proteger sua pele”, fala a nutricionista.

Hidratação Power

De acordo com a cosmetóloga Roseli Siqueira, ao ficar muito seca, e pele do rosto se retrai e surge o famoso envelhecimento precoce. Então, uma boa hidratação pode ser um eficaz aliado para melhorar a sua pele.

Para isso, a principal dica da profissional é sempre olhar o rótulo dos cremes e loções. Caso possua algum ácido na fórmula, deve ser utilizado até três vezes por semana, para não forçar demais e acabar prejudicando a pele.

Ela também indica uma máscara caseira. “Você pega uma colher de sopa de aveia, uma de fubá, uma colher de mel e três quartos da xícara de água. Mistura tudo e deixa no rosto repousando 15 minutos. Se a pele for oleosa, pode tirar com movimentos rotativos, para remover as células mortas", diz.

A dermatologista Tatiana Jerez também ressalta a importância da hidratação da pele, justamente para recompor a camada de gordura perdida e não deixar faltar os nutrientes que deixam a pele bonita. Para a médica, o ideal é passar o hidratante no banho ou em até cinco minutos depois, pois os vasos estão dilatados, deixando o creme mais potente.

Cuidado com a maquiagem

Quem nunca ficou com aquela preguiça de tirar a maquiagem antes de dormir? Comece hoje mesmo a vencer essa preguiça. "O pigmento em si já faz mal à pele, por não ser natural. Assim, se não tirar a maquiagem, vai acumulando o produto, além das células mortas (barradas pela maquiagem), debilitando ainda mais a pele"

Para essa função, a especialista indica o demaquilante bifásico com água e óleo, pois além de tirar o make ainda ajuda a hidratar.

Manchas indesejadas

Se você deu aquela escorregadinha e acabou manchando a pele com limão, figo ou outras frutas ácidas que costumam danificar a pele (principalmente no verão, devido ao sol mais forte), a orientação da dermatologista Tatiana é procurar a ajuda de um profissional, que vai poder ver a gravidade da queimadura e indicar o tratamento ideal. “Mas enquanto não puder ir a um dermatologista, a dica é protetor solar 100% do tempo e compressa gelada de chá de camomila”.

Lembre-se também que as manchas na pele não são causadas apenas pelo sol: a luz fluorescente do escritório pode agravar o problema. Então invista no protetor solar, até aqueles que já têm cor para servir de barreira em ambientes urbanos e ajudar no make.






fone:site/daquidali.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário