quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Dieta Desintoxicante para Você que Exagerou no Reveillon

 Para começar 2014 com muita energia, a nutricionista Karin Honorato preparou uma dieta desintoxicante, que deve ser seguida, preferencialmente, por sete dias. O momento é ideal para melhorar o funcionamento do corpo e a vitalidade, depois do exagero comum das festas de fim de ano. A desintoxicação vai ajudar os ógãos a trabalhar mais, a melhorar a imunidade, a fazer uma faxina no sangue. Como o objetivo é liberar as toxinas do corpo, a dieta pode ser feita por qualquer pessoa e não somente por quem quer emagrecer.

Durante os sete dias, bebida alcoólica e alguns alimentos estão proibidos. São eles: açúçar e adoçante, alimentos industrializados - por exemplo, suco de caixinha, tempero pronto, biscoito -, laticínios, carne vermelha e farinha, inclusive a integral. Verduras escuras, frutas, legumes, fibras e líquidos são essenciais na dieta desintoxicante. Toda refeição deve ter variedade destes alimentos, que devem ser consumidos em pequenas porções, devargar e no horário certo. Eles vão "fazer uma faxina" no organismo. O organismo vai entrando em equilíbrio e o bem-estar é total.

O começo pode ser difícil, e a dica é ter persistência. Nos primeiros dias, você pode sentir um pouquinho de dificuldade para fazer a desintoxicação, você vai sentir falta de farinha, açúcar. Mas o organismo vai entrando em equilíbrio e o bem-estar é total. É possível comer bem e preparar pratos saborosos, mesmo com a restrição de alguns alimentos. Fazer uma desintoxicação não quer dizer comida ruim não. Você pode comer uma comida saborosa, bem temperadinha e nutritiva.

O pão, por exemplo, deve ser substituído por tubérculos, como mandioca, inhame e batata doce cozidos. São alimentos fortes, que sustentam e dão energia.

As frutas não podem faltar na dieta, mas o consumo é moderado. Ajudam a hidratar, são saborosas, substituem a vontade de doce e são excelentes para os lanches. Você pode consumir todas as frutas, mas preste atenção na porção, tudo deve ser pouquinho e bem variado. Não devem ser consumidas à vontade.

A dieta desintoxicante inclui gorduras boas, como azeite, abacate e castanhas. Sem exageros, devem ser incluídos nas principais refeições e também nos lanches. A gordura saudável ajuda o cérebro a funcionar melhor e o sangue a se desintoxicar.

Semente de linhaça, gergelim, amaranto e quinoa, que são fontes de fibras, precisam ser consumidos com frutas ou na salada. De acordo com a nutricionista, estes alimentos ajudam o intestino a funcionar melhor e dão saciedade. Em todas as refeições, uma opção das fibras deve ser incluída. Para o almoço e jantar, a dica é dar preferência à quinoa cozida.

Desintoxicação sem verduras de folhas escuras é quase impossível. Afinal são elas que ajudam o fígado a desintoxicar. Principalmente as verduras amargas, tipo um pouquinho de agrião, rúcula. Brócolis e couve-flor também são espetaculares para limpar o fígado.

Outro ponto muito importante é a hidratação. Ao seguir a dieta, é preciso ingerir no mínimo três litros de líquidos, sobretudo água. Para variar, rodelas de limão, laranja e gengibre podem ser colocadas em uma jarra para saborizar a bebida. Um copo de suco natural de fruta com verdura escura deve ser consumido duas vezes ao dia. Água com gás está cortada do cardápio. Já alguns chás são recomendados, como o de alcachofra, dente-de-leão e camomila.

"Deixe o organismo se beneficiar com todos estes alimentos saudáveis e sinta o prazer de estar puramente limpa, tratada e alimentada.

Todos os legumes estão liberados, sem se esquecer de tomate, cenoura, pepino, vagem, abobrinha, moranga e muita cebola e alho. Os dois últimos são ótimas opções para preparar os demais alimentos, dando tempero e mais sabor. Como indica a nutricionista, os legumes não devem ser cozidos por muito tempo. Prefira consumi-los ainda crus, quando for possível. 

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário