Os bons vinhos não estão restritos às lojas especializadas. Supermercados vendem diversificados rótulos com preços em conta. É possível encontrar bons exemplos por R$ 13. Para Ricardo Farias, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio, com a popularização e a rotatividade, torna-se menor a chance de comprar bebida velha. Aliás, é mito achar que vinho velho é vinho bom. Segundo Farias, o branco, o espumante e o rosé duram três anos, e o tinto, de cinco a seis.
— É claro que existem os grandes vinhos, que vão durar mais, porém são exceções. Na hora da compra, o consumidor deve prestar atenção à safra.
Além dessa informação, muitos rótulos trazem a palavra “reserva”, o que significaria que a bebida é de melhor qualidade. O sommelier, porém, explica:
— Na Espanha, a legislação determina se a palavra “reserva” pode vir no rótulo. No resto do mundo, não. Se a empresa é boa, a descrição “reserva” significa que foram usadas uvas da melhor parte do vinhedo.
Quando o destaque é para a palavra “reservado”, atenção: isso não significa superioridade. O vinho costuma ser mais barato, mas não há garantias de qualidade e procedência.
TIPOS DE VINHOS
BRANCO- Chardonnay e Sauvignon Blanc são as principais uvas. Harmonizam com peixes, carnes brancas (frango e porco), frutos do mar e a maioria dos queijos e saladas. Deve ser servido em torno de 12 graus
TINTO- As principais uvas tintas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Pinot Noir, Malbec e Carmenère. Em geral, harmonizam com carne vermelha, risotos, massas e queijos. Temperatura ideal: no máximo 20 graus

ESPUMANTE– É um vinho que sofre dupla fermentação (os demais vinhos passam apenas por uma fermentação). As borbulhas são resultado do acréscimo de gás carbônico à bebida. Combinam bem com peixes, ensopados, frutos do mar, petiscos em geral e saladas. No Brasil, fabricam-se espumantes, principalmente, com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Temperatura ideal: 8 graus
*CHAMPANHE– nome dado apenas ao espumante produzido na região de Champagne, na França. Apenas três tipos de uvas podem ser usados para fazer o champanhe: Pinot Meunier, Pinot Noir e Chardonnay
*PROSECCO– nome de uma uva que é dado aos espumantes elaborados apenas na região do Vêneto, na Itália
*CAVA– nome dado aos espumantes feitos na Espanha
UVAS
CABERNET SAUVIGNON – Uva de sabor mais intenso, com teor alcoólico em torno de 13 graus
CARMENÈRE– Uva que parece com a Merlot, mas é menos suave
CHARDONNAY– Uva com sabor intermediário entre o suave e o forte, com teor alcoólico em torno de 13 graus
SAUVIGNON BLANC – Uva com sabor ácido. Produz ótimos vinhos como apetitivo
MERLOT– Uva de paladar mais suave, bem ao agrado das mulheres
PINOT NOIR – Uva de sabor mais suave, com teor alcoólico menor, boa para iniciantes
MALBEC– Uva de sabor mais forte, com teor alcoólico maior
TEOR DE AÇÚCAR
O que determina se um vinho é seco, suave ou doce é o teor de açúcar residual. Pela legislação brasileira, os vinhos têm a seguinte classificação:
Seco – até 5g de açúcar por litro
Suave – de 5,1g a 20 g por litro
Doce – acima de 20g por litro